Bar do Latif
Bar do Latif

Sobre o Bar

Origem: Árabe
Significado: Gentil

 

Senhor Latif nasceu na cidade de CHEIK-TABA, no LÍBANO e com apenas 17 anos de idade veio para o Brasil, precisamente na cidade de Uberaba-MG, com a esperança de trabalhar, e logo abriu uma lojinha na rua Tristão de Castro com a participação de parentes, que, nessa época, já residiam no local. A loja era conhecida como “Casa Amazonas”, onde encontrava-se de tudo (do cabide até roupas e brinquedos).
Depois de trabalhar 23 anos como lojistas, Sr. Latif e sua esposa Sra. Cleodyr, que era costureira, resolveram mudar o ramo de atuação. Em 1991, com muitas dificuldades, mas também muita força de vontade, abriram uma pequena mercearia em um cômodo ao lado de sua casa. Apesar de pequeno, o estabelecimento exigia muito do casal, que acordava às 4:30 horas da manhã para buscar pães quentinhos no fornecedor e receber o leite. Tudo isso para atender aos clientes que, às 6 horas, já estavam à porta.
Dois anos após sua abertura, em 1993, a mercearia cedia lugar a um Bar, com algumas mesa de ferro, mas já com os deliciosos salgados e generosas porções feitas sob os cuidados da Sra. Cleodyr, que com muita luta e trabalho, começava a conquistar clientes ao lado de seu marido que colaborava com a parte administrativa.
Nesta época, o Sr. Latif fazia de tudo um pouco, atendia, servia e limpava as mesas, enquanto sua esposa ficava na cozinha preparando deliciosas esfirras e quibes.
Em 1995, Sr. Latif e sua incansável esposa receberam uma proposta de sociedade e aceitaram, afinal abrir um restaurante sempre fora o sonho do casal. Surgiu, então, o Restaurante Aladim, um verdadeiro self-service de comida árabe. Entretanto a vontade de trabalhar em família fez com que, em 1997, o casal deixasse para trás o restaurante e retomasse o antigo Bar ao lado dos filhos, Cristiano, Daniela e Mônica , para ajudá-los no negócio.
 
Com a volta do Bar do Latif, também voltaram os clientes antigos. Com isso, a ampliação da estrutura interna foi inevitável. Ocorreram reformas, algumas paredes foram quebradas e, consequentemente, o casal ficou sem quarto, e assim surgiu uma cozinha bem equipada e higienizada e o quarto onde o casal dormia foi sacrificado por uma boa causa.
Com o passar dos anos, o Bar do Latif foi se especializando cada vez mais e conquistando novos clientes e amigos, oferecendo deliciosas Esfirras, Quibes, Tabule (salada de tomate, pepino, trigo, salsa, hortelã, limão, tempero árabe e muito azeite), Pasta de Grão de Bico (grão de bico, molho de tahine, limão, tempero árabe e azeite) e Charuto (arroz com carne moída e tomate, enrolados em folhas de couve e repolho), Coalhada Seca e várias outras iguarias da culinária árabe.
Em Março de 2002, buscou-se mais comodidade para seus clientes, o bar lançou o Disk Latif, idéia muito elogiada pelos clientes por agilizar e atender a todos com a maior cortesia
Três anos depois, seu filho mais velho, formou-se em Direito e Gestão Empresarial, mas abandonou seus projetos na área jurídica dedicando exclusivamente aos negócios da família. Seu primeiro desafio foi convencer o pai de que uma ampliaçao seria necessária, e com muita insistência do mesmo, Sr. Latif aceitou as recomendações, e em pouco tempo, percebeu que fizeram o negocio certo, pois o movimento aumentou consideravelmente, sendo necessário mais uma vez ampliar também o número de colaboradores e partir para a profissionalização de todas as áreas da empresa.
Hoje, além dos colaboradores, a empresa ampliou a participação de outros familiares. Sr. Latif cuida das compras, garante sempre a qualidade máxima de seus produtos, sua esposa supervisiona com muito cuidado tudo que é feito na cozinha, suas filhas ajudam na produção e seu filho administra a empresa.
Apesar de tudo isso, o sucesso do Bar do Latif não se deve somente a seus donos. Alguns clientes, amigos e colaboradores foram fundamentais para o crescimento do Bar, dando palpites e, muitas vezes, inventando novos salgados. Um exemplo disso é a esfirra de carne com queijo e carne com ariche. Nessa época, queijo e ariche eram dois produtos que não faziam parte dos ingredientes das esfirras, mas um cliente bastante fiel do Bar insistia para que oferecessem esta delícia árabe à clientela renovadora. E graças aos constantes pedidos deste antigo cliente, hoje estas duas esfirras são consideradas carro-chefe do Bar do Latif.
Atualmente, o Bar do Latif tem uma visão empresarial focada na qualidade de seus produtos e na satisfação do cliente. Para acertar ainda mais em suas ações, dispõe de assessoria jurídica, consultoria empresarial e de uma agência de publicidade. Estas três empresas, assim como todos os clientes e amigos, apostam no sucesso e crescimento deste Bar que é referência em Uberaba.
 
Horário de Funcionamento : Segunda a Sexta das 17:00 as 00:00 hr; Sábados das 11:00 as 00:00 hr; e Feriado das 18:00 as 23:00 hr.
Av. Pará, 100 - Santa Maria - Uberaba MG - Fone: (34) 3314-731
Programado por T4R Sistemas